Sobre o Odds Pointer

Poderosa ferramenta de prognósticos eleitorais

O que é o ODDS POINTER?

Uma modelagem inédita no Brasil, por meio da qual são estimadas, periodicamente, as probabilidades de os candidatos chegarem em 1º e em 2º lugar ao segundo turno da eleição presidencial de 2022, e de eventualmente vencê-la em primeiro ou segundo turno.

O estimador é inspirado em experiências reconhecidas na Europa e EUA – a exemplo da The Economist, FiveThirtyEight e Politico – porém inova em substância ao incorporar à geração do algoritmo metodologia que combina machine learning, estatística bayesiana e modelos time-series.

Qual metodologia utilizada?

Para estimar as probabilidades de desfecho de primeiro e segundo turno, o algoritmo lança mão de séries históricas que acompanham a evolução das intenções de voto captadas pelas principais pesquisas eleitorais do país. Além disso, monitoramos dezenas de variáveis políticas, econômicas, sociodemográficas e atitudinais, com potencial de apresentar conexões substantivas com o desempenho dos competidores.

A exemplo da taxa de desemprego, IPCA, Ibovespa, tempo de TV e Rádio, fundo eleitoral, exposição nas redes sociais, avaliação do governo, percepção da economia, taxa de rejeição, grau de conhecimento etc.

O que esperar do prognóstico?

O quadro de ODDS/CHANCES, sinalizador da evolução das probabilidades associadas aos diferentes desfechos da corrida eleitoral no primeiro e segundo turno, resulta de um modelo estatístico proprietário que simula até 10 M de cenários de distribuição de votos. Ele é atualizado todas as segundas-feiras, estreitando-se o intervalo quando do início da campanha.